Exposição – Belle Foto

Este trabalho resulta da passagem e permanência por um período de um ano no território timorense, onde foi possível constatar, não só um país em reconstrução, como também uma dura realidade, no que diz respeito às condições de vida dos Timorenses. 

Diariamente fui registando todos os momentos que melhor pudessem caraterizar e contextualizar a realidade de um povo sofredor, resignado às agruras do território e do calor tórrido, mas com imensa vontade de aprender a viver num mundo moderno e desenvolvido, sem renegar as suas culturas e tradições. 

O título do tema atribuído a este projeto resulta da expressão em Tétum “Belle Foto?”, que significa em Português “posso tirar-lhe uma fotografia?”. Gesto respeitoso que procurei preservar, para que não fosse “roubada” a alma animista destas pessoas, que acreditam no poder sobrenatural da natureza e dos elementos que as rodeiam. 

Com esta exposição, pretendo dar a conhecer um pouco de Timor – dos rostos, das vestes, da alegria e da tristeza, mas acima de tudo, mostrar aspetos do seu quotidiano e dos usos e costumes de um povo que merece o melhor.

Bruxelas: Embaixada de Portugal

Vila Nova de Gaia: Convento de Christi

Biblioteca Municipal de Mangualde